sábado, 12 de novembro de 2011

Contexto histórico – Romantismo


Um breve resumo:

Revolução Francesa (1789)

Revolução contra a monarquia, fim dos direitos cedidos apenas para a nobreza e o clero, o povo lutando por direitos iguais.
Foi nessa Revolução que a burguesia, classe que trabalhava para sustentar os gastos do rei Luís XVI , decidiu sair nas ruas e lutar contra o governo, a política e a economia atual (o clero e a nobreza não pagavam impostos), tomaram a Bastilha e a partir daí, com várias lutas e a captura do rei e da rainha (que tiveram seu fim na guilhotina), garantiram sua vitória. E assim surge a frase que inspira os diversos autores românticos: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.

Os Três Estados (Clero, Nobreza, Povo)


A liberdade guia o povo (Eugéne Delacroix)


Tomada da Bastilha



Revolução Industrial:

A Inglaterra estava à frente com suas máquinas, precisavam produzir a todo vapor, surgia o Capitalismo, a necessidade de novos produtos e novas demandas. As máquinas substituíram vários trabalhadores que ficaram desempregados, as condições de trabalho, aliás, eram precárias e o salário péssimo. E como se já não bastasse tudo isso, havia o trabalho infantil.


Surgiram movimentos como o Ludismo e Cartismo contra essas condições de tabalho. As pessoas invadiam fábricas e quebravam máquinas, queriam a criação de um Sindicato para os trabalhadores.

Revoluções do século XVIII eram, em sua maioria, por boas causas.



(Por Alessandra Rosa) 

Um comentário:

  1. Olá, caros! Belíssimas imagens! Elas revelam, ao condensar, aspectos importantes do período. Compreender como as artes engendram aspectos históricos é da maior importância para refletir sobre os estilos de época e até mesmo os estilos individuais. Vale pensar em como nossa época movimenta a estética. Que tal?

    ResponderExcluir