sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Para nunca esquecer: Contexto Histórico.



            É essencial, antes de qualquer leitura, analisar o contexto histórico da época em que viveu o autor da obra.
             E por quê?
          Porque o contexto histórico molda a Literatura! Analisar um poema sem antes ter a curiosidade de saber em que época ele foi escrito, o que estava acontecendo nesse período, a escola literária ao qual pertenceu, é como ser o único em uma roda de amigos que não entendeu a piada, e ficar se perguntando “Ora! Por que todos estão rindo?”.
  Você só entende a intensidade de algo quando vive o momento em que este algo acontece! No caso da Literatura, muitas vezes, a palavra chave é reviver.
         Por exemplo, só dá para entender uma letra de música da época da Ditadura Militar (repleta de metáforas), quando apertamos o “pause” e procuramos ler um pouco daquela época nos livros de história. Você fecha o livro e aperta o “play” em seu controle remoto do rádio, agora a mesma letra que antes não passava de simples palavras quaisquer, confidenciam um segredo, de um ponto de vista diferente.
       É uma questão de visão de mundo: você só vai gostar de Shakespeare, se alguma vez na vida já se sentiu apaixonado... Você lê o texto e se identifica!

(Por Alessandra Rosa)

Um comentário: